Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Como é feito o Transporte de cargas pesadas no Brasil?

31
out

O transporte de cargas pesadas e volumosas é um procedimento desafiador e que exige bastante cuidado por parte dos profissionais responsáveis pela operação.

Qualquer tipo de acidente ou ocorrência imprevista durante a movimentação do objeto pode levar à consequências graves e um grande prejuízo físico e financeiro.

É fundamental que este tipo de ação seja executado sempre por empresas especializadas e com conhecimento específico.

Legislação para transporte de produtos pesados

De acordo com a Resolução 1, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), são consideradas como cargas pesadas todas as unidades que excedem as dimensões e/ou o peso estabelecidos pelas normas e leis vigentes.

Alguns exemplos de carga deste tipo são:

  • Transformadores;
  • Guindastes;
  • Silos;
  • Vagões;
  • Pás eólicas;
  • Estruturas metálicas.

Além disso, enquadra-se como cargas pesadas as máquinas e peças de uso industrial ou da construção civil.

Veículos apropriados para o transporte de carga pesada

Por ser considerado um tipo diferenciado de volume, o transporte de cargas pesadas requer a utilização de veículos específicos e classificados como especiais justamente por conta de sua capacidade de carga, estrutura mais robusta, suspensão e dimensão apropriada para a locomoção do item em segurança.

O transporte dessas cargas indivisíveis deve ser executado em condições especiais no que diz respeito:

  • Ao horário;
  • À velocidade;
  • À sinalização;
  • À presença de batedores etc.

Alguns tipos de carga exigem, ainda, documentação específica para locomoção e análise das estruturas existentes ao longo do trajeto a ser percorrido (especialmente pontes e viadutos), de forma a identificar possíveis prejuízos decorrentes da passagem da carga em questão.

Trata-se, portanto, de uma tarefa que exige muita atenção à legislação, aos detalhes e especificações técnicas — o que justifica a contratação de uma empresa especializada em transportes.

Principais desafios do transporte de cargas pesadas

Muitos dos produtos classificados como cargas pesadas são custosos para produzir e/ou adquirir, e qualquer tipo de problema durante o transporte pode significar um grande prejuízo para todos.

Além da possibilidade de ocorrerem acidentes, estima-se que o roubo de cargas cause um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o Brasil, o que torna ainda mais necessário garantir que a carga chegue a seu destino de maneira segura.

É, portanto, essencial adotar medidas para minimizar as chances de que esses problemas aconteçam.

Os principais cuidados dizem respeito a encontrar as melhores rotas, investir em sistemas de rastreamento e preparar a equipe responsável pelo transporte para lidar com situações deste tipo.

Logística de transporte

Além de estar diretamente associada ao item anterior e promover a segurança da carga, a logística ajuda a garantir um melhor aproveitamento dos recursos, evitar gastos desnecessários e imprevistos ao longo do caminho.

Este planejamento envolve não apenas a realização de cálculos e análises para encontrar os melhores caminhos e equipamentos, mas o envolvimento de uma equipe de profissionais que estejam devidamente preparados para executar tudo dentro do programado.

Assegurar a segurança de todos os envolvidos

A ocorrência de acidentes durante o transporte de cargas pesadas pode não apenas causar prejuízos e avarias ao produto, mas danos aos profissionais envolvidos no processo, à estrutura viária e até aos transeuntes e motoristas que estiverem circulando por perto de onde a carga passar. Por isso, é necessário que o produto seja fixado no caminhão de maneira segura e que o veículo tenha força para suportar a carga de maneira segura.

transporte de cargas pesadas

Soluções Em locação de guindastes