Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Transporte de carga indivisível: Foco na segurança de todos

30
dez

O transporte de carga é muito comum nas ruas e estradas do nosso país, especialmente daquele tipo de carga que exige atenção especial de todos os envolvidos: as cargas indivisíveis.
Se você nunca ouviu falar sobre este termo, vamos te contar abaixo o que é o transporte de carga indivisível e como realizar de forma segura para todos os envolvidos e como os veículos da Cesarmaq podem ajudar sua empresa nesta demanda.

Além disso, não deixe de conferir outros artigos do nosso blog sobre o transporte de cargas: como fazer o transporte de cargas pesadas, como realizar o transporte de carga excedente e como funciona o transporte de máquinas industriais.

O que é carga indivisível

Entender o que significa o termo ajuda a dar sequência à explicação sobre como dever ser feito o transporte. Os órgãos de trânsito têm duas explicações diferentes sobre carga indivisível.

De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura), é a carga unitária que necessita do uso de veículos especiais e que excede o peso e dimensões exigidas pelas leis de trânsito para o seu transporte, definidas pela resolução 210/06 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)

Já a resolução do DER/SP, de 2016, afirma que é toda a carga de uma peça, máquina, conjunto estrutural o equipamento.

São duas conclusões que apresentam divergências e que vamos explicar abaixo.

Como funciona o transporte de carga indivisível

É importante frisar que as definições apresentam inconsistências e que devem ser explicadas.

  • As cargas indivisíveis não precisar ser levadas somente em veículos especiais. Elas podem ser transportadas em veículos convencionais;
  • Carga indivisível não é uma carga única. Existem cargas indivisíveis compostas;
  • Já na resolução do DER, não há referência nenhuma a questão de peso, dimensões ou quaisquer outras informações acerca do transporte.

Mas a principal lacuna, dentre todas apresentadas, é realmente sobre o peso da carga e não somente o peso somado com o do veículo na categorização para as regras específicas de transporte.

O transporte de carga indivisível deve ser planejado previamente, de modo a antecipar problemas e evitar acidentes. Por isso, é importante usar veículos adaptados, como as pranchas carrega tudo ou veículos com as linhas de eixo hidráulicas.

Além disso, o motorista deve ser uma pessoa treinada com curso específico para a atividade, na qual deve ter conhecimento das condições especiais de trânsito neste sentido, como fazer a sinalização correta, medidas específicas de segurança para a carga e terceiros envolvidos na operação como um todo.

Além do treinamento, é necessário contar com veículos adequados para esta operação. A Cesarmaq tem experiência de mercado e disponibiliza veículos especiais para o transporte regularizados e qualificados.

Transporte de cargas na Cesarmaq: segurança a todo momento

Trabalhamos de forma a garantir que a atividade de transporte de cargas seja segura e que atenda ás normas de segurança vigentes.

Utilizamos os mais modernos processos de gestão, aprimorando o treinamento de nossos colaboradores e cumprindo as exigências de segurança e respeito ao meio ambiente.

Com qualidade, conforto, confiança, ética e profissionalismo, somos líderes de mercado e estamos prontos para te atender e oferecer as melhores soluções para sua necessidade.
Escolha uma empresa que faça o transporte de carga indivisível com segurança.

Escolha a Cesarmaq. Acesse o nosso site e solicite orçamento.

 

Leia também



Soluções Em locação de guindastes