Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Transporte de cargas pesadas deve respeitar as leis de trânsito

08
ago

A realização de transporte de cargas pesadas é uma necessidade que atinge muitas empresas que atuam com equipamentos e máquinas de grandes portes, principalmente as classificadas como indivisíveis.

Para que uma carga que pesa mais de 45 toneladas seja transportada, as leis de trânsito de cada município brasileiro estabelecem algumas regras que devem ser seguidas, a fim de garantir a segurança ao motorista, à carga, ao meio ambiente e aos moradores das regiões por onde ele passar.

Em casos de cargas que ultrapassem 80 toneladas com alturas e larguras acima de 5 metros, é responsabilidade da empresa fornecer um laudo técnico em que haja o detalhamento de todas as pontes e viadutos do trajeto a ser feito para que seja possível identificar se não haverá prejuízos causados pela passagem do caminhão com as cargas.

Horário permitido para transporte de cargas pesadas

Um dos primeiros pontos a ser determinados dentro da logística de transporte de cargas pesadas é o estabelecimento do horário em que a movimentação será realizada. O caminhão não pode impedir o tráfego local, por esse motivo os horários de pico não devem ser utilizados para realizar a transportação de cargas pesadas.

Em São Paulo (SP), as leis de trânsito determinam que o transporte de cargas pesadas seja realizado dentro do horário das 22h até às 6h. É necessário emitir um aviso aos órgãos competentes. Quando a carga alcançar mais de 5 metros de largura é preciso utilizar a escolta e apoio da polícia.

Velocidade máxima permitida

A velocidade máxima para o transporte de cargas pesadas é estabelecida de acordo com o tipo de material que será transportado. Em média, a velocidade fica entre 10 km/h e não pode ultrapassar 40 km/h.

Essa preocupação é ponto crucial para que a movimentação de uma super carga seja realizada sem que haja tombamentos, prejuízos ambientais e nem atinja a segurança do motorista que dirige o caminhão, que deve ser um profissional preparado com conhecimentos técnicos específicos.

Terceirizar o transporte de cargas pesadas é uma excelente opção

Como fazer o transporte de cargas pesadas quando a empresa não tem caminhões equipados para isso? Uma saída viável e muito utilizada é a contratação de uma empresa especializada em realizar esse tipo de transportação.

A Cesarmaq oferece toda a infraestrutura que toda empresa necessita, e garante a entrega da carga nas mesmas condições que a retirou. Para mais informações, entre em contato conosco.

Soluções Em locação de guindastes