Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Conheça os tipos de guindastes e suas utilizações

06
dez

Para tantas atividades diferentes, que exigem o uso do equipamento, também existem vários tipos de guindastes e conhece-los é importante para escolher o mais adequado para as suas necessidades.

O guindaste é um equipamento para içamento de cargas e movimentação de objetos muito pesados. Seu uso é comum na construção civil, na indústria e em soluções de logística.

Saiba mais sobre guindaste telescópico , mini guindaste , guindastes para caminhão e muito mais.

O que é guindaste?

Antes de listar os tipos de guindastes, vamos tirar todas as dúvidas sobre o que são guindastes e suas utilizações. Com a função de erguer e movimentar cargas muito pesadas, o guindaste é um equipamento formado normalmente com uma torre móvel, cabos, roldanas, gancho e uma cabine de controle, em que um técnico especializado opera a máquina. São vários os tipos de guindastes e eles podem ter estruturas fixas no chão, em outros suportes ou em caminhões. Cada modelo possui suas peculiaridades e formas de utilização, podendo variar em tamanho, sustentação e aparência.

Entre as principais utilizações dos guindastes está o içamento e movimentação horizontal de materiais pesados, comum em obras e indústrias. Além disso, outra emprego comum é o transporte de cargas de um ponto ao outro, que pode ser feito tanto com modelos fixos, quanto por guindastes para caminhão. Existem vários tipos de guindastes e alguns deles conseguem elevar outros equipamentos e materiais realmente pesados, chegando à capacidade superior às 200 toneladas.

Guindaste hidráulico telescópico

O guindaste hidráulico telescópico tem esse nome por causa do seu funcionamento e estrutura. Ele suporta grandes cargas e é um dos tipos de guindastes muito usados em indústrias, fábricas, principalmente para carga e descarga, e em vias públicas para obras e desobstrução de trânsito após acidentes. Acoplado em caminhões, o guindaste telescópico combina a potência de um equipamento para grandes cargas com a mobilidade oferecida pelo veículo.

Existem diversos modelos e tipos de guindastes hidráulicos telescópicos com capacidade de içamento e com diagramas de operação diferentes. O diagrama de operação consiste na relação entre o raio de trabalho e a altura de elevação, sendo um dado fundamental para a escolha do equipamento mais adequado. Os números variam muito, tanto em capacidade de içamento, quanto na altura alcançada. Existem guindastes que suportam 3 toneladas e outros que conseguem erguer 200 toneladas com segurança. Todas essas informações devem ser levantadas no Plano de Rigging, etapa fundamental para a utilização de qualquer dos tipos de guindastes.

Plano de Rigging

Eficientes e extremamente importantes para o transporte de carga suspensa pesada, o uso do guindaste exige alguns cuidados. É importante ter um Plano de Rigging desenvolvido por uma equipe competentepara um bom aproveitamento da máquina e melhores resultados. O Plano Rigging consiste em cálculos, desenhos, análises e pesquisas de campo para definir, entre todos os tipos de guindastes, qual é o mais adequado para a sua atividade. Ele é um processo importante para você saber tudo sobre guindastes e ter mais eficiência e segurança em sua atividade com bom custo-benefício, rapidez e resultados.

Também chamado de plano rigger, esse processo técnico é dividido em etapas, iniciando pelo levantamento do histórico do terreno, montagem do cronograma inicial de trabalhos e vistorias técnicas. As vistorias técnicas consistem em visitas ao local para análise de capacidade de fixação do solo, espaços disponíveis e rede elétrica, variações climáticas, entre outros elementos que influenciam na escolha dos tipos de guindastes. Testes e demonstrações são realizados no local, enquanto um profissional capacitado faz desenhos técnicos com software especializado. Por fim, o engenheiros responsável pelo plano gera um documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Instituído pela Lei nº 6.496/77 , esse importante documento determina a responsabilidade do profissional, descreve os direitos e obrigações dos profissionais do Confea e de conselhos regionais, e contratantes.

Esse processo é muito importante tanto para definir qual equipamento usar entre tantos tipos de guindastes, quanto ter a segurança legal do procedimento.

Outros tipos de guindastes

O guindaste para caminhão é um equipamento prático e muito potente. Ele proporciona movimentação flexível e grande capacidade de elevação de cargas. Um grande diferencial é a facilidade para deslocamento e acesso à terrenos mais acidentados e de difícil acesso. As principais utilizações desses tipos de guindastes são em portos, construção civil, trânsito e outras oportunidades que exijam deslocamento.

Muito popular pelo seu tamanho e funcionalidade, o mini guindaste pode ser usado em espaços reduzidos e é estável mesmo com grandes volumes. Fácil de estabilizar e manobrar ele também exerce baixa pressão sob o solo, tem disco de freio hidráulico e sensor de inclinação. Muita potência e um espaço reduzido.

Cada um dos tipos de guindastes possue peculiaridades e utilizações específicas. Consulte uma assessoria especializada para o desenvolvimento do Pano de Rigging e tenha resultados otimizados com ótimo custo-benefício.

Soluções Em locação de guindastes