Plano para elevação de cargas: passos e dicas para o içamento
A elevação de cargas deve ser considerada uma atividade de alto risco, porque envolve uma operação complexa e perigosa, principalmente na área da construção civil. Além disso, compromete não apenas com o custo da obra como também a integridade física dos operadores.
Por isso, para garantir então a movimentação de carga é preciso tomar uma série de soluções, elaboradas, exclusivamente, para minimizar qualquer possibilidade de acidente e prejuízos.
Portanto, elaboramos um plano de ação para a elevação de cargas com redução de riscos e maior segurança.
Primeiro passo: conheça as normas de segurança para elevação de cargas
O conhecimento das normas regulamentadoras de segurança para a movimentação de cargas pesadas é o primeiro passo para seguir com o planejamento de içamento.
NR 11
Para isso, é preciso atentar-se para a Norma Regulamentadora (NR) 11, que determina todas as diretrizes para a segurança da operação de elevadores, guindastes e outras máquinas transportadoras.
Este documento contém todas as exigências técnicas para segurança. Inclui, também, a indicação de carga máxima em todo local e equipamentos, assim como a obrigatoriedade de buzina em equipamentos motorizados.
NR 18
Enquanto isso, a Norma Regulamentadora (NR) 18, determina as condições de trabalho e do meio ambiente para a indústria da construção. Também reúne diretrizes específicas para a segurança do trabalho com o içamento de cargas.
Segundo passo: planejamento de rigging
O Plano de Rigging é um documento, realizado por um profissional autorizado, bem elaborado e detalhado sobre cada procedimento necessário para a elevação de cargas.
Para isso, equipamentos, aspectos ambientais e condições de trabalho são todos levados em consideração. Isso porque, visa reduzir a possibilidade de acidentes no içamento da carga.
Além disso, determina-se no plano de rigging qual o tipo de guindaste necessário, conforme peso e movimentação da carga.
Também é avaliado as condições de tempo, terreno e muitos outros detalhes essenciais para o projeto de segurança. São feitas, inclusive, visitas técnicas no local para verificar as circunstâncias de solo, por exemplo.
Além do mais, testes demonstrativos também podem ser realizados. E claro, tudo é documentado para somente então dar andamento à obra, com elevação da carga.
Terceiro passo: escolha dos tipos de guindastes e equipamentos
Depois de todo o Planejamento de Rigging e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em mãos, seguimos para a próxima etapa. O documento traz os equipamentos necessários, assim como os tipos de guindastes que devem ser usados.
Para isso, é importante contar com um fornecedor de confiança como a Cesarmaq, reconhecida e especializada no segmento de locação de guindaste em São Paulo.
Entre as vantagens da locação de equipamentos com a Cesarmaq, além de guindastes de alta tecnologia para elevação de cargas pesadas, nosso atendimento é 24 horas. Assim como nossa manutenção, que é oferecida sem custos adicionais.
Quarto passo: Inspeção geral
Feito tudo o que o planejamento colocou como necessário, chegou o momento de fazer uma inspeção final. Ou seja, checar desde o local, equipamentos, até mesmo acessórios, como cinta de içamento e outros.
Para ser o mais assertivo, o ideal é elaborar uma lista com todos os itens a serem checados antes de dar andamento na elevação da carga. Para isso, leve em consideração:
- condição de manutenção de tudo, equipamentos e acessórios;
- se o içamento segue as normas regulamentadoras;
- posição adequada dos equipamentos;
- sinalização necessária para segurança;
- a sonoridade dos sensores de proximidade de todos os equipamentos;
- evitar movimentar as cargas perto de redes elétricas;
- Entre outros cuidados.
Dando início à elevação de carga
Todos os passos e cuidados citados anteriormente são essenciais para a elevação de carga pesada sem acidentes. Com um bom plano de ação e, claro, a verificação de todos os recursos que devem ser utilizados, a movimentação de carga pode ser realizada sem problemas.
Portanto, priorize profissionais qualificados e equipamentos adequados, fabricados com alta tecnologia como os da Cesarmaq para a elevação de cargas pesadas.
Fale com um de nossos especialistas agora mesmo. Esperamos por você!
Leia também
Conheça os tipos de guindastes e suas utilizações
Caminhão Prancha Para Transporte de Máquinas
