Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Plano para elevação de cargas: passos e dicas para o içamento

29
jan

A elevação de cargas deve ser considerada uma atividade de alto risco, porque envolve uma operação complexa e perigosa, principalmente na área da construção civil. Além disso, compromete não apenas com o custo da obra como também a integridade física dos operadores.

Por isso, para garantir então a movimentação de carga é preciso tomar uma série de soluções, elaboradas, exclusivamente, para minimizar qualquer possibilidade de acidente e prejuízos.

Portanto, elaboramos um plano de ação para a elevação de cargas com redução de riscos e maior segurança.

Primeiro passo: conheça as normas de segurança para elevação de cargas

O conhecimento das normas regulamentadoras de segurança para a movimentação de cargas pesadas é o primeiro passo para seguir com o planejamento de içamento.

NR 11

Para isso, é preciso atentar-se para a Norma Regulamentadora (NR) 11, que determina todas as diretrizes para a segurança da operação de elevadores, guindastes e outras máquinas transportadoras.

Este documento contém todas as exigências técnicas para segurança. Inclui, também, a indicação de carga máxima em todo local e equipamentos, assim como a obrigatoriedade de buzina em equipamentos motorizados.

NR 18

Enquanto isso, a Norma Regulamentadora (NR) 18, determina as condições de trabalho e do meio ambiente para a indústria da construção. Também reúne diretrizes específicas para a segurança do trabalho com o içamento de cargas.

Segundo passo: planejamento de rigging

O Plano de Rigging é um documento, realizado por um profissional autorizado, bem elaborado e detalhado sobre cada procedimento necessário para a elevação de cargas.

Para isso, equipamentos, aspectos ambientais e condições de trabalho são todos levados em consideração. Isso porque, visa reduzir a possibilidade de acidentes no içamento da carga.

Além disso, determina-se no plano de rigging qual o tipo de guindaste necessário, conforme peso e movimentação da carga.

Também é avaliado as condições de tempo, terreno e muitos outros detalhes essenciais para o projeto de segurança. São feitas, inclusive, visitas técnicas no local para verificar as circunstâncias de solo, por exemplo.

Além do mais, testes demonstrativos também podem ser realizados. E claro, tudo é documentado para somente então dar andamento à obra, com elevação da carga.

Terceiro passo: escolha dos tipos de guindastes e equipamentos

Depois de todo o Planejamento de Rigging e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em mãos, seguimos para a próxima etapa. O documento traz os equipamentos necessários, assim como os tipos de guindastes que devem ser usados.

Para isso, é importante contar com um fornecedor de confiança como a Cesarmaq, reconhecida e especializada no segmento de locação de guindaste em São Paulo.

Entre as vantagens da locação de equipamentos com a Cesarmaq, além de guindastes de alta tecnologia para elevação de cargas pesadas, nosso atendimento é 24 horas. Assim como nossa manutenção, que é oferecida sem custos adicionais.

Quarto passo: Inspeção geral

Feito tudo o que o planejamento colocou como necessário, chegou o momento de fazer uma inspeção final. Ou seja, checar desde o local, equipamentos, até mesmo acessórios, como cinta de içamento e outros.

Para ser o mais assertivo, o ideal é elaborar uma lista com todos os itens a serem checados antes de dar andamento na elevação da carga. Para isso, leve em consideração:

  • condição de manutenção de tudo, equipamentos e acessórios;
  • se o içamento segue as normas regulamentadoras;
  • posição adequada dos equipamentos;
  • sinalização necessária para segurança;
  • a sonoridade dos sensores de proximidade de todos os equipamentos;
  • evitar movimentar as cargas perto de redes elétricas;
  • Entre outros cuidados.

Dando início à elevação de carga

Todos os passos e cuidados citados anteriormente são essenciais para a elevação de carga pesada sem acidentes. Com um bom plano de ação e, claro, a verificação de todos os recursos que devem ser utilizados, a movimentação de carga pode ser realizada sem problemas.

Portanto, priorize profissionais qualificados e equipamentos adequados, fabricados com alta tecnologia como os da Cesarmaq para a elevação de cargas pesadas.

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo. Esperamos por você!

elevação de cargas

Soluções Em locação de guindastes