Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

GUINDASTE ARTICULADO: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS

16
fev

Existem diferentes tipos de guindaste articulado no mercado. Ele pode ser útil para múltiplas operações, auxiliando no içamento de cargas pesadas que necessitam de movimentação vertical e horizontal. 

Sendo assim, para você não errar na sua escolha, é preciso que você conheça os tipos disponíveis. Continue a leitura e veja suas funcionalidades e qual tipo vai te ajudar na sua necessidade!

O QUE É UM GUINDASTE?

Equipamento muito utilizado em obras, ele é usado para movimentar cargas pesadas. Normalmente é formado por uma torre móvel, cabos, roldanas e uma cabine para o operador. Pode ser fixado no chão ou em caminhões. 

Ele faz o içamento das peças pesadas para a horizontal e vertical. Também é usado para movimentar cargas de um lugar para outro e até organizar os container nos portos, por exemplo. Tem a capacidade de transportar até 200 toneladas. 

Trata-se de um maquinário que necessita de cuidados de segurança para a sua operação. Portanto, ele deve ser manuseado por um profissional qualificado, por isso, sempre pesquise a empresa que irá alugar o guindaste. É muito importante eles darem treinamento para os colaboradores que irão operá-lo.

O QUE É UM GUINDASTE ARTICULADO?

Você conheceu as funcionalidades de um guindaste, saiba que existem diversos tipos no mercado. Cada um opera de uma forma e hoje vamos explicar mais sobre um tipo, o guindaste articulado. 

Ele é um guindaste que possui um braço articulado junto à caçamba. Com esse complemento, consegue içar e movimentar as cargas pesadas para outros lugares, sem a necessidade de outros equipamentos.

Também é conhecido pelos nomes guindauto e munck, este último devido à empresa pioneira de sua fabricação. Possui acessórios que podem o acompanhar para ajudar ainda mais no manuseio das cargas, veja a seguir quais são eles:

  • Manipulador de postes;
  • Garfo paleteiro;
  • Cesto aéreo.

Cada um possui um gráfico de carga específico, com limites de peso e carga. Essas dimensões são especificadas já na fabricação, por isso, fique atento quando for adquirir um. Seus acessórios também devem seguir as normas do guindaste.

Além disso, o guindaste articulado possui regulamentos de segurança para a sua operação. Eles devem ser seguidos de forma pontual para não haver acidentes e por um profissional habilitado. Deve-se observar as datas dos protocolos de manutenção para a sua preservação.

TIPOS DE GUINDASTE ARTICULADO 

Os dois tipos de guindaste articulado mais conhecidos no Brasil são o trave e o canivete. 

TRAVE

Os de trave, possuem braços que, na posição de transporte, são guardados com 90º entre si. Fazendo com que o centro de gravidade do equipamento fique no meio do caminhão. 

Com isso, há uma distribuição de peso por igual nos pneus do caminhão, pois, normalmente, o conjunto de lanças é mais pesado que o resto do equipamento.

CANIVETE

Já nesses modelos, na posição de transporte, possui todos os componentes acima da linha do chassi e o centro da massa centralizado. Portanto, ficando na posição de um canivete. Este tipo de guindaste articulado apresenta um ângulo de operação maior entre os braços, se comparado com o trave. 

Conte com quem entende de guindastes e profissionais capacitados para isso.

A Cesarmaq possui 8 modelos disponíveis, um deles, com certeza, vai sanar a sua necessidade. Entre agora em nosso site e faça a locação do seu guindaste.

Leia também



Soluções Em locação de guindastes