GUINDASTE ARTICULADO: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS
Existem diferentes tipos de guindaste articulado no mercado. Ele pode ser útil para múltiplas operações, auxiliando no içamento de cargas pesadas que necessitam de movimentação vertical e horizontal.
Sendo assim, para você não errar na sua escolha, é preciso que você conheça os tipos disponíveis. Continue a leitura e veja suas funcionalidades e qual tipo vai te ajudar na sua necessidade!
O QUE É UM GUINDASTE?
Equipamento muito utilizado em obras, ele é usado para movimentar cargas pesadas. Normalmente é formado por uma torre móvel, cabos, roldanas e uma cabine para o operador. Pode ser fixado no chão ou em caminhões.
Ele faz o içamento das peças pesadas para a horizontal e vertical. Também é usado para movimentar cargas de um lugar para outro e até organizar os container nos portos, por exemplo. Tem a capacidade de transportar até 200 toneladas.
Trata-se de um maquinário que necessita de cuidados de segurança para a sua operação. Portanto, ele deve ser manuseado por um profissional qualificado, por isso, sempre pesquise a empresa que irá alugar o guindaste. É muito importante eles darem treinamento para os colaboradores que irão operá-lo.
O QUE É UM GUINDASTE ARTICULADO?
Você conheceu as funcionalidades de um guindaste, saiba que existem diversos tipos no mercado. Cada um opera de uma forma e hoje vamos explicar mais sobre um tipo, o guindaste articulado.
Ele é um guindaste que possui um braço articulado junto à caçamba. Com esse complemento, consegue içar e movimentar as cargas pesadas para outros lugares, sem a necessidade de outros equipamentos.
Também é conhecido pelos nomes guindauto e munck, este último devido à empresa pioneira de sua fabricação. Possui acessórios que podem o acompanhar para ajudar ainda mais no manuseio das cargas, veja a seguir quais são eles:
- Manipulador de postes;
- Garfo paleteiro;
- Cesto aéreo.
Cada um possui um gráfico de carga específico, com limites de peso e carga. Essas dimensões são especificadas já na fabricação, por isso, fique atento quando for adquirir um. Seus acessórios também devem seguir as normas do guindaste.
Além disso, o guindaste articulado possui regulamentos de segurança para a sua operação. Eles devem ser seguidos de forma pontual para não haver acidentes e por um profissional habilitado. Deve-se observar as datas dos protocolos de manutenção para a sua preservação.
TIPOS DE GUINDASTE ARTICULADO
Os dois tipos de guindaste articulado mais conhecidos no Brasil são o trave e o canivete.
TRAVE
Os de trave, possuem braços que, na posição de transporte, são guardados com 90º entre si. Fazendo com que o centro de gravidade do equipamento fique no meio do caminhão.
Com isso, há uma distribuição de peso por igual nos pneus do caminhão, pois, normalmente, o conjunto de lanças é mais pesado que o resto do equipamento.
CANIVETE
Já nesses modelos, na posição de transporte, possui todos os componentes acima da linha do chassi e o centro da massa centralizado. Portanto, ficando na posição de um canivete. Este tipo de guindaste articulado apresenta um ângulo de operação maior entre os braços, se comparado com o trave.
Conte com quem entende de guindastes e profissionais capacitados para isso.
A Cesarmaq possui 8 modelos disponíveis, um deles, com certeza, vai sanar a sua necessidade. Entre agora em nosso site e faça a locação do seu guindaste.
Leia também
Estacionar um guindaste: dicas de como fazer de forma segura
Empilhadeiras: conheça as vantagens e o valor mínimo da sua locação
