Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Estacionar um guindaste: dicas de como fazer de forma segura

05
fev

É muito comum as pessoas se perguntarem qual a forma segura de estacionar um guindaste nas obras ou nos locais em que estão sendo utilizados.

Como será um longo período que ele ficará sem a supervisão de um operador, é melhor se assegurar que todas as medidas de segurança possíveis foram usadas para evitar acidentes.

Um guindaste é um equipamento robusto e com a capacidade de movimentar cargas muito pesadas, por isso, ele é altamente perigoso se estiver em mãos de pessoas não especializadas para operá-lo.

Durante o seu manuseio, deve-se evitar que a carga ou parte do equipamento chegue perto de uma “zona proibida”, como uma linha energizada. Além disso, as manutenções devem sempre estarem em dia. Continue a leitura e saiba mais dicas de segurança.

O que é um guindaste

É um equipamento usado para movimentar cargas grandes e pesadas. Normalmente, são formados por uma torre móvel, cabos, roldanas, gancho e uma cabine de controle. Muito utilizado na construção civil, indústria e soluções de logística.

Para manuseá-lo, é preciso que seja um operador especializado em dirigir este tipo de equipamento. Eles conseguem elevar equipamentos pesados que podem chegar até 200 toneladas.

Todas as informações como peso suportado, capacidade de içamento e altura alcançada devem ser levantadas pelo Plano Rigging. Veja algumas das funcionalidades em que ele é usado:

  • Içamento e movimentação de materiais pesados na horizontal;
  • Transporte de cargas de um ponto a outro.

Tipos de guindaste

Existem diversos tipos de guindaste, uns que são fixados no chão, em suportes ou caminhões. Separamos dois tipos para seu conhecimento.

Guindaste hidráulico telescópio

Ele suporta grandes cargas, é usado em indústrias, fábricas, principalmente para carga e descarga. Também é utilizado em vias públicas para obras e desobstrução após acidentes. É acoplado a um caminhão e possui grande mobilidade devido a isso.

Guindaste para caminhão

Tem grande capacidade para elevar grandes cargas. Possui facilidade para adentrar em terrenos de difícil acesso e são muito utilizados em portos, construção civil e trânsito.

Como estacionar um guindaste com segurança

Ano passado, em novembro de 2021, a rua Platina, em São Paulo, foi interditada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para o estacionamento de guindastes. Aproveitamos essa notícia e separamos algumas dicas de como estacionar um guindaste com segurança.

Para evitar acidentes e tombamento da máquina, ele deve ser operado por um profissional especializado. Esse operador deve conhecer bem o peso limite do equipamento, dimensões e pontos de içamento para manter a segurança.

Alguns pontos que o operador deve se atentar após estacionar o veículo:

  • As cargas devem ser arriadas e posicionadas no chão;
  • Engatar o freio e a trava de giro;
  • Desengatar a embreagem geral, se possível, desligar o motor;
  • Se certificar que todos os comandos estão em neutro e todas as portas e compartimentos estão travados.

Guindaste com segurança é na Cesarmaq

Trabalhamos de forma a simplificar as operações da sua empresa de modo a ser transportada por nossos guindastes com segurança e que atenda às normas vigentes.

Utilizamos os mais modernos processos de gestão, aprimorando o treinamento de nossos colaboradores e cumprindo as exigências de segurança e respeito ao meio ambiente.

Com qualidade, conforto, confiança, ética e profissionalismo, somos líderes de mercado e estamos prontos para te atender e oferecer as melhores soluções para sua necessidade.

Escolha uma empresa que alugue equipamentos de movimentação de cargas com segurança. A melhor escolha é a Cesarmaq. Acesse nosso site e solicite seu orçamento em guindaste.

Leia também



Soluções Em locação de guindastes