Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Como operar um guindaste com segurança – Guia Completo

28
set

Saber como operar um guindaste com segurança é primordial na excelência da operação de movimento de cargas e produtos em uma empresa, preservando pessoas, equipamentos e bens materiais.

Diante de sua relevância, vamos analisar os principais pontos necessários para garantir o sucesso da operação a todos os envolvidos. Dentre eles, está a necessidade de fazer a locação de guindastes confiáveis e que destacam pela segurança e robustez, como os guindastes que você encontra na Cesarmaq.

Como operar um guindaste com segurança

Você que já tenha trabalhado pelo menos uma vez na área de transporte de cargas ou já tenha visto presencialmente tenha percebido a complexidade das ações com o foco na segurança.

Já pensou nos riscos inerentes durante a movimentação de grandes pesos dentro de containers ou de outras cargas, como caminhões e guindastes? A depender da situação, um simples erro de planejamento pode provocar a morte do operador ou de outro funcionário.

Para que isso jamais aconteça, é necessário seguir alguns passos fundamentais. Vamos falar especificamente da parte do condutor do guindaste. Este profissional é um dos que correm mais riscos de vida se algo der errado.

Vamos entender quais são os preceitos para como operar um guindaste com segurança.

Os passos necessários em como operar um guindaste com segurança

  • O protagonismo das ações deve estar focado nos seguintes atores:
  • Operador de guindaste;
  • Engenheiro responsável pela ação;
  • Equipe de suporte.

A cada um se atribui responsabilidades de modo a garantir a estabilidade e confiabilidade das ações e a segurança de todos os envolvidos. Quanto ao operador do guindaste, a sua atuação deve ser observada com extremo cuidado.

Isso se deve aos maiores riscos inerentes ao seu trabalho. Qualquer ação que não seja baseada em preceitos de segurança pode provocar em sérios acidentes, podendo levar o condutor a óbito.

Para isso, ele deve:

  • Realizar cursos preparatórios e de qualificação específica para condução de guindaste;
  • Participar de todo o processo de planejamento do trabalho com o engenheiro no cálculo de possíveis riscos;
  • Verificar antes do início do trabalho as condições do guindaste afim de assegurar os parâmetros de segurança;
  • Notificar possíveis riscos ao responsável pelo serviço e providenciar a correção dos mesmos;
  • Agir preventivamente e interromper qualquer ação que possa causar em risco para a vida do condutor.

Com estes passos, o motorista habilitado para este fim saberá como operar um guindaste com segurança e executará o serviço com excelência. O guindaste tem papel importante em todo o processo, por isso deve ser contratado um veículo com todos os itens de segurança em ordem e com a máxima tecnologia e funcionalidade.

A Cesarmaq possui o melhor serviço de locação de guindastes com modelos de última geração com manutenção constante e todo o suporte técnico específico e adequado por nossos profissionais.

Locação de guindastes é na Cesarmaq

Pensando em trazer soluções confiáveis e práticas, a Cesarmaq te ajuda a transportar cargas excedentes, fazer remoções técnicas, montagens, além de locação de veículos especializados atendendo normas exigentes para te surpreender.

Utilizamos os mais modernos processos de gestão, aprimorando o treinamento de nossos colaboradores e cumprindo as exigências de segurança e respeito ao meio ambiente.

Com qualidade, conforto, confiança, ética e profissionalismo, somos líderes de mercado e estamos prontos para te atender e oferecer as melhores soluções para sua necessidade, além de prestar treinamento de como operar um guindaste com segurança.

Entre em contato com a Cesarmaq e faça a locação de guindastes para sua casa ou para seu negócio.

 

Leia também



Soluções Em locação de guindastes