Empresa de locação de guindastes
Orçamento por whatsapp (11) 99104-7054
News

Plano de Rigging – o planejamento obrigatório para içamentos de carga

21
ago

No cenário das grandes construções, máquinas como guindastes e guindastes articulados são protagonistas. Protagonistas esses que exigem um planejamento mais específico, o plano de rigging.

É graças a esse planejamento que uma grande construção pode seguir com riscos bem menores em relação a acidentes.

O que é o plano de rigging ?

O plano de rigging é um planejamento de içamento de cargas. Sendo esse projeto de extrema importância para qualquer tipo de construção que envolve cargas e maquinários pesados.

O plano rigger leva em consideração diversos fatores que podem ou não influenciar na segurança e fluidez de todo o trabalho.  Pontos cruciais como o estado do terreno, tamanho e peso das cargas e o maquinário a ser usado.

Além de garantir uma segurança, o plano de rigger também favorece uma otimização dos recursos utilizados e possibilidade de ter em mãos soluções rápidas para problemas que possam acontecer.

Não ignore esta etapa de forma alguma. É todo o planejamento que permite um conhecimento completo dos caminhos que a obra tomará.

Processos técnicos do plano de rigging

Algumas etapas devem ser seguidas à risca para que nada saia errado durante e depois do planejamento, quando a construção estiver em andamento.

O plano criado por uma equipe de rigging normalmente inclui cálculos elaborados, desenhos, análises e o mais importante, as pesquisas de campo.

Etapas do plano de rigging

A primeiro momento a equipe que irá realizar o plano faz um levantamento do histórico do terreno e um cronograma é montado – mas pode ser facilmente alterado;

Com o levantamento em mãos a equipe pode agendar vistorias técnicas, com a intenção de conhecer pessoalmente o terreno a ser trabalhado.

Os pontos analisados nas vistorias incluem:

  • Condição do solo – incluindo a qualidade da iluminação e o estado dos locais ao redor;
  • Variação climática;
  • Capacidade de fixação do solo;
  • Espaço para locomoção das máquinas e cargas;
  • Intervenção de redes elétricas.

Esse são somente alguns deles e de maior importância, pois qualquer alteração ou interferência de um desses pontos tudo pode mudar de rumo.

Responsáveis pela elaboração do plano de rigging.

Na área de construção civil é exigido que a responsabilidades da maioria dos processos ser feitas por profissionais. O plano de rigging não poderia ser diferente, por sua importância somente uma equipe treinada pode fazer o serviço.

São eles que irão te direcionar ao melhor guindaste para sua construção.

Testes demonstrativos

Para garantir que o planejamento irá ocorrer das melhores formas possíveis, são feitos testes e demonstrações.

O primeiro passo de finalização do processo envolve a plataforma CAD, onde são feitos os desenhos finais que demonstram a área em que o equipamento será usado e confirmação da qualidade o içamento.

E para encerrar em definitivo os engenheiros responsáveis pelo plano geram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – um requisito indispensável.

A Cesarmaq não só possui uma equipe que atende a todos os requisitos para criação do plano de rigging, como também pode oferecer os melhores guindastes do mercado.

Leia também:

Carga e descarga de produtos deve ser planejada do início ao fim

Leia também


Plano de Rigging

Soluções Em locação de guindastes